Quem somos

QUEM SOMOS

O Instituto das Irmãs “Servas de Santa Teresa do Menino Jesus”, nasceu no ano de 1933 por iniciativa do Pe. Nicola Cerbone, que depois de constatar a dura realidade da pobre e pequena vila de Cúccaro Vétere (SA) Itália, impulsionado pelo Espírito Santo fundou o Instituto, com a ajuda da jovem Chiara Oristânio.

O Senhor suscitava dentro deles um amor sempre mais ardente, generoso, atento e solícito às múltiplas necessidades da igreja local e universal.

Nos anos oitenta, o Instituto se abriu para a Missão no Brasil, partilhando com os mais necessitados a própria presença e Pe. Nicola Cerbone, teve a grandíssima alegria de ver realizado outro dos seus sonhos: enviar as suas irmãs para outras partes do mundo, como missionárias. Alguns meses antes de morrer abençoou as primeiras missionárias: Ir. Olga, Ir. Magarida, (Memória) Ir. Catarina e  Ir. Angela, que embarcaram em Roma com destino à São Paulo. Em 20 de janeiro assumem definitivamente a missão, no bairro Topolândia, em São Sebastião (SP). E essa missão foi o trampolim para outras fundações no Brasil: Barretos (SP), Presidente Prudente (SP), Barra do Pojuca – distrito de Carmaçari (BA) e Belo Horizonte (MG); como também no Mundo: Perú, Madagascar e França.

OS FUNDADORES

O Instituto das Irmãs “Servas de Santa Teresa do Menino Jesus” nasce, cresce e se desenvolve sob o olhar destas duas pessoas abertas à ação do Espírito.

Padre Nicola Cerbone nasceu em 19 de Setembro de 1892 em Afragola (NA) Itália; foi ordenado sacerdote em 24 de Agosto de 1916.

Homem de grande cultura e profunda humanidade empregou toda a sua vida em cuidar das pessoas na paróquia de Cúccaro Vétere. Rico de grande experiência foi animado por um profundo zelo pelas pessoas, por um forte senso social e por um imenso amor pela fundação, que cuidava com predileção paterna.

Os últimos anos da sua vida, privado da vista e do ouvido, viveu o Dom do sofrimento, numa atitude de constante e intensa oração. Morreu em 19 de Setembro de 1980.

Madre Chiara Oristanio nasceu em 20 de Dezembro de 1898, em Cúccaro Vétere. Por muitos anos foi presidente da ação Católica, colaborou com Padre Nicola Cerbone na fundação da Obra, da qual foi Madre Geral até julho de 1975. Chiara foi um Espírito humilde e decidida a querer aquilo que o Senhor lhe ia pedindo.

Podemos ver a sua vida como uma chama que difunde a sua luz mesmo nas mais cruas adversidades: o foi antes para jovens da ação católica, que viram nela a guia incomparável, e depois para as irmãs, das quais foi, sobretudo mãe e mestra de virtudes.

ESPIRITUALIDADE

Vivemos a Espiritualidade de Santa Teresa do menino Jesus, sendo chamadas cada dia a testemunhar Cristo, pobre, humilde, que por amor se dar aos homens para conduzi-lós a glória do Pai. Anunciamos o primado de Deus ás pessoas mais necessitadas. Vivemos no cotidiano o amor apaixonado e escondido à Igreja na simplicidade e na fidelidade às pequenas coisas, como violetas que emanam seu perfume sem exibições.

CARISMA

Viver a “Pequena Via”, nos Apostolados Religioso, Educativo e Social entre os pobres.

A) APOSTOLADO RELIGIOSO: Colaboramos com o pároco e agentes de pastorais paroquiais, promovendo a evangelização e a vida litúrgica através da catequese, jovens, liturgia, família, animação vocacional, infância Missionária e disponível as necessidades da Igreja.

B) APOSTOLADO EDUCATIVO: Dedicamo-nos a educação escolar, em creches, coordenação pedagógica, aulas de reforço; e atividades para escolares em cursos de formação, educação universitária e evangelização cristã e profissional da juventude especialmente feminina.

C) APOSTOLADO SOCIAL: Atuamos na assistência á Hospitais, Pastoral da Criança, pastoral da saúde, Casa de Recuperação, pessoas mais necessitas e projetos sociais conforme a necessidade.